Projeto Outubro Aberto mostra os diferentes processos de criação na arte contemporânea

26/09/2007 | Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural


Durante o mês de outubro, dez artistas plásticas abrem seus ateliês para visitação, mostrando suas obras, suas referências e seus processos de criação para o público; localizados nos bairros da Aclimação, Jardins, Lapa, Vila Madalena, Vila Olímpia e Morumbi, os ateliês estarão abertos de 3 a 11 e de 15 a 19 de outubro.

O RC Bureau D’Art tem o prazer em promover o projeto Outubro Aberto, através do qual pintoras, desenhistas, gravadoras, escultoras, ceramistas e fotógrafas brasileiras abrem seus ateliês à visitação em diferentes bairros da cidade de São Paulo como Aclimação, Jardins, Lapa, Vila Madalena, Vila Olímpia e Morumbi. No período de abertura dos ateliês, as artistas compartilham com o público não somente seu o fazer artístico, mas também um pouco da sua trajetória, das técnicas e referências em seu ambiente de trabalho. A abertura do projeto será realizada no dia 3 de outubro, das 11 às 21 horas, nos respectivos ateliês.

Dirigido pela curadora brasileira, radicada em Paris, Risoleta Córdula, o RC Bureau D’Art, é um escritório de arte que promove a arte contemporânea brasileira nos Estados Unidos e Europa por meio de exposições e curadorias em galerias e espaços institucionais em cidades como Paris (Centre Culturel Brésil-France), Berlim e Moscou (National Centre for Contemporary Arts Moscow), entre outras. No Brasil, Risoleta atua de forma diferenciada, promovendo exposições de seus 14 artistas e, desde 2006, a visitação aos ateliês das 10 artistas paulistas do projeto Outubro Aberto. Recentemente, promoveu a mostra “4 Questões / 4 Artistas” no espaço Usina Cultural Saelpa, em João Pessoa, Paraíba.

Para Risoleta, “a arte de hoje não tem fronteiras, os meios de expressão são múltiplos e sem muralhas. Eles se abrem às alternativas e renovam as técnicas com o objetivo de responder à complexidade do mundo contemporâneo”.

Com apresentação em português, francês, inglês e espanhol, o catálogo do Outubro Aberto apresenta em dez folders individuais o trabalho e também o ateliê das artistas em fotos realizadas nos respectivos espaços durante o ano de 2007.


Sonia Talarico

Galpão 16B
Rua Almeida Torres, 119 – Aclimação - São Paulo
E-mail: stalarico@uol.com.br

Não é exatamente lúdico, posto que é um ateliê, porém ali naquele galpão azulado residem inúmeras crianças peraltas, livres para passar o tempo com suas brincadeiras sorridentes e folgazes. Elas estão dentro de grande parte das obras de Sonia Talarico, amalgamadas na cerâmica arenosa sob a forma de bolas de gude, dispostas em caixas de acrílico em peões coloridos, penduradas em ferro e madeira pelo espaço convidativo. Essa inspiração lúdica é a sua metáfora para a inacessibilidade da infância, da gratuidade e da generosidade perdidas, da ausência. Dentro da câmara-instalação, toda negra e soturna soluça um solitário balanço florido, esquecido com outros brinquedos dentro de caixas. Poderiam ser relíquias de um tempo, divertidas lembranças de outrora, mas, para Sonia, são instrumento de criação, verdadeiro alimento para seu lirismo.


Lucia Py

Galpão 3
Rua Almeida Torres, 119 - Aclimação - São Paulo
E-mail: luciamariapy@yahoo.com.br

Depois de uma caminhada pelo Complexo de Galpões, chega-se ao ateliê de Lucia Py, onde os excessos do barroco o discurso de minimal art se entrecruzam e dialogam dentro de um espaço monumental, forte e instigante, que lembra os cenários grandiosos de um filme do realismo italiano, com instalações em ambientes ora azuis, ora bordô, ora ensolarados, tamanha é a sua dimensão. É ali que Lúcia executa suas obras, portanto estão ali reunidas inúmeras telas, tintas, diversos objetos, desde preciosidades em vidro, ferro, bronze, acrílico e mesmo prata, além dos objetos que recolhe nas ruas como molduras, cordas, cacos, entre tantos outros “materiais bastardos” que utiliza para pintar, montar e remontar suas impressionantes obras-instalação, além de seus preciosos livros de artista, repletos de anotações, estudos e referências. Na parte ensolarada do ateliê repousam ao sabor do vento e da luz do sol suas séries de telas em acrílico em azul, resultado de uma exposição na Rússia. São histórias de diversas exposições num só local. O ateliê de Lúcia é seu espaço de aprimoramento pessoal, um tesouro para os sentidos.


Paula Salusse

Galpão 13
Rua Almeida Torres, 119 - Aclimação - São Paulo
E-mail: psalusse@uol.com.br

Elas estão por toda parte. Transparentes, verdes, azuis, de vinho, de espumante, derretidas, presas nos vidros das janelas, impressas sobre espelhos ou telas semi-transparentes, quebradas em mínimos cacos dentro de nichos em uma instalação, perfiladas numa enorme coluna que atravessa parte do galpão, pintadas em tinta acrílica e a óleo sobre tela, as garrafas de bebida alcoólica são o elemento sobre o qual Paula Salusse realiza sua pesquisa artística. São sua inspiração e ao mesmo tempo material de trabalho. A instalação ao fundo do ateliê lembra um altar para onde o visitante se dirige instintivamente para apreciar os valores contraditórios ligados ao uso da bebida. É forte e verdadeira. Paula faz uso do universo das garrafas, os valores que gravitam a seu redor, para falar da vida, criando arte e beleza.


Thais Gomes

Galpão 16A
Rua Almeida Torres, 119 - Aclimação - São Paulo
E-mail: ppptag@uol.com.br

O tempo, sua passagem, suas artimanhas e suas representações são combustível para a criação da artista Thaís Gomes. Vizinha de Sonia Talarico, Thaís trabalha a questão do tempo em materiais como a cerâmica, a tinta acrílica e a lona vinílica, utilizando-se de representações régias como a coroa e moedas comemorativas para mostrar sua visão particular de mundo em instalações, cerâmicas e telas de variadas dimensões. A delicadeza das folhas outonais de Chapéu de Sol (Terminalia catappa L.) ceramizadas, porém quebradiças, convive com a força das coroas feitas em cerâmica mais robusta e a enorme lona com impressão digitalizada de folhas secas. Ela tira lições do tempo, sábio inefável e onipresente que continua a lhe ensinar, inspirando sua expressão artística.

Mais informações para a imprensa

Décio Hernandez Di Giorgi
dgiorgi@uol.com.br
Adelante Comunicação Cultural
Tel (11) 3589 6212 / 8255 3338